A DIFERENÇA ENTRE INVOCAÇÃO E EVOCAÇÃO



É comum muitas pessoas associarem a Invocação e a Evocação como sinônimos, enquanto possuem uma diferença definitiva em um ritual.

A Invocação se caracteriza por convidar a Divindade para participar do ritual no corpo de uma pessoa responsável. Foi muito usado por algumas pessoas do passado para santificar objetos ou lugares, assim como é usado pela Igreja Católica para a transformação do pão em corpo de Cristo e do vinho em Sangue de Cristo.

A Evocação já é o convite à Divindade para participar do ritual em matéria astral ou espiritual, fora do corpo do oficiante responsável, porém dentro do espaço sagrado. Isso possibilita a conversa direta e a percepção das energias divinas. O que é muito usado durante uma oração padrão.

Após essa distribuição de conceitos, é comum pensar em invocação igual à possessão, mas não é a possessão é a permanência não autorizada de um espírito ou divindade em algum corpo ou material, o que se caracteriza por uma forma imperialista de estar entre nós, pois a possessão tira o “dono” do corpo de qualquer autonomia e liberdade sobre suas ações, dando total direito ao ser que o possuí. E nossas Divindades não são assim, elas são convidadas a estar no corpo do responsável por isso, porém nossos Deuses não o possuem, Eles apenas agem através do corpo responsável, mas dando ao “dono” do corpo total autonomia e liberdade para agir, dando inclusive liberdade para dispersar o Deus que age dentre dele na hora certa.

A utilização da invocação ou da evocação é variante de acordo com a função do ritual ou do pedido feito aos Deuses, dos membros que participaram do ritual, dos oficiantes e do que potencialmente “cederá” o corpo. Caso seja solitário, a decisão é totalmente sua.

A possessão existe, em quase todos os relatos não houve possessão por parte dos Deuses, mas sim por outras entidades. Em sua maioria a possessão deve ser tratada com calma e coerência, como poucos são os membros da Antiga Arte que dominam essa prática de dissolução da possessão, recomenda-se que nestes casos seja procurado um exorcista padrão devidamente formado.

Há casos, apesar de extremamente raros, em que a Divindade decidiu por razões desconhecidas entrar no corpo de um dos membros que não o invocador. Nestes casos, a resolução é simples, o invocador – que naturalmente é uma pessoa experiente e sábia no quesito invocação – tenta calmamente conversar como a pessoa cuja entidade Divina está presente, explicando-lhe o que está ocorrendo, então atribui a ela os devidos ensinamentos para lidar com a presença divina e o ritual então pode prosseguir. Todavia, os demais membros devem ter calma, e paciência, durante esse processo para não angustiar a pessoa despreparada, até porque se encontram em um Círculo Inviolável.

Outra tentativa é conversar com a Divindade e solicitar que ela se transfira para o corpo de uma pessoa devidamente preparada.

A maioria de nós possui a preparação básica, uma vez que na Antiga Arte todos somos sacerdotes podendo realizar individualmente qualquer ritual, então são raros os integrantes que entram em um ritual totalmente despreparados, mas é mais raro ainda casos como este.

11 comentários:

  1. Adriana, vc poderia explicitar seu ponto de vista?

    ResponderExcluir
  2. Esclareceu minha duvida entre as duas palavras e ainda uma terceira. E essa pessoa que diz estar errado deve ser um desses fanáticos religiosos que são gado de abate.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o esclarecimento. Me deixou satisfeita. Obrigada. Tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  4. desde ja quero deixar que sou leigo no asunto como sao chamados esses anjos podemos dar nomes tipo anjo de fogo,anjo ministrador de cura e etc...fico agradecido se alguem poder me ajudar nessa pergunta.

    ResponderExcluir
  5. Muito explicativo. Bem ilustrado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito explicativo. Bem ilustrado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Recrutando dæmons. Caso tenha interesse em uma união com o outro plano, de modo a alcançar a evolução, entre em contato. 41984824788.

    ResponderExcluir